Mugen Blog
Tutorial: Criando font com o "Font Factory" (parte 2)


Agora vamos criar nossa font.

Com o programa aberto clicamos para abrir a imagem de nossa font, nº8, é bem capaz de dar um pau no preview da imagem, basta mexer no zoom nº17, aumentando ou diminuindo, ele ajustara o preview, como disse na parte 1 deste tutorial não recomendo usar fixo nº12, na maioria das vezes da um bug na font, deixe em variável nº12.
No nº13 coloque a largura e altura de um caractere de sua font, nº14 o espaço que você quer entre os caracteres de sua font, nº15 deixe 0 e 0, nº16 quantas cores tem sua font.
Agora adicionaremos os caracteres, clique no botão nº5 e vá adicionando os espaços para os caracteres que usará, acompanhe olhando na parte nº18.
Com os espaço criados, clique no primeiro nº18, digite o caractere (letra ou numero e etc) de sua font, no meu exemplo comecei com a letra "A" maiúscula, agora vamos dar a posição para o primeiro caractere nº19. Como ele é o primeiro, sua posição inicial deve ser zero, se não houver um espaço do inicio de sua imagem até o primeiro caractere e em seguida a largura deste caractere, devera aparecer uma rede (como vista na imagem) por cima do caractere, se der algum problema de visualização, basta mexer no zoom, isso corrigirá o preview e você vera se sua "rede" está exatamente por cima do caractere.
Feito isso passaremos ao segundo, basta fazer o mesmo procedimento e assim por diante até ter feito todos os caracteres de sua font ou apenas os desejados por você...

Você pode fazer apenas alguns, salvar sua font e testar para ver se está dando certo... boa sorte!